OBJETIVOS
O curso de Administração de Empresas forma profissionais aptos a gerenciar atividades administrativas em organizações públicas e privadas. São trabalhadas diversas vertentes, desde a organização e controle de gastos e receitas até a gestão de investimentos voltados à competitividade e gerenciamento de recursos humanos.
Duração do curso: 8 semestres
Mercado de Trabalho
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor, podendo atuar como técnico, assessor e consultor nas áreas de planejamento, finanças, orçamento, recursos humanos, marketing, produção, logística, comércio exterior, micros e pequenos empreendimentos, magistério, mediação e arbitragem, auditoria de processos e em outras áreas da gestão.
Perfil do Profissional
O curso está constituído para proporcionar a formação de um administrador com visão holística e generalista, capacitado a compreender as questões técnico-científicas e socioeconômicas, bem como a identificar e solucionar problemas vivenciados nos diversos ambientes organizacionais e sociais, respeitadas as diferenças regionais e locais.
| Módulo | Disciplina | C.H. Teórica | C.H. Prática | C.H. Total |
| I | Pedagogia: cenários e campos de atuação | 80 | – | 80 |
| História da Educação | 80 | – | 80 | |
| Subtotal | 160 | – | 160 | |
| II | Sociologia e Filosofia da Educação | 80 | – | 80 |
| Psicologia da Educação | 80 | – | 80 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 160 | 50 | 210 | |
| III | Educação Inclusiva | 80 | – | 80 |
| Sociedade, cultura e cidadania | 80 | – | 80 | |
| Subtotal | 160 | – | 160 | |
| IV | Antropologia da Educação | 80 | – | 80 |
| Didática | 80 | – | 80 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 160 | 50 | 210 | |
| V | Avaliação da Aprendizagem | 80 | – | 80 |
| Currículo e Desafios Contemporâneos | 80 | – | 80 | |
| Subtotal | 160 | – | 160 | |
| VI | Políticas educacionais para Educação Básica | 80 | – | 80 |
| Educação Infantil e Direitos das Infâncias | 80 | – | 80 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 160 | 50 | 210 | |
| VII | Gerações e Processos Educativos: Jovens, Adultos e Envelhecimento | 80 | – | 80 |
| Fundamentos e Metodologias das Linguagens Artísticas | 80 | – | 80 | |
| Subtotal | 160 | – | 160 | |
| VIII
|
Psicomotricidade e Movimento | 40 | 40 | 80 |
| Atividades físicas para pessoas com deficiência | 40 | 40 | 80 | |
| Produção discursiva: oralidade e escrita no ensino superior | 80 | – | 80 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 160 | 130 | 290 | |
| IX | Fundamentos e metodologias do ensino de língua portuguesa | 80 | – | 80 |
| Pesquisa em Educação | 80 | – | 80 | |
| Subtotal | 160 | – | 160 | |
| X | Alfabetização e Letramento | 40 | 40 | 80 |
| Estágio I em Pedagogia: Educação Infantil | – | 150 | 150 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 40 | 240 | 280 | |
| XI | Fundamentos e Metodologias do Ensino em Ciências Humanas | 80 | – | 80 |
| Estudos Culturais e Meio Ambiente | 80 | – | 80 | |
| Subtotal | 160 | – | 160 | |
| XII | Fundamentação e metodologias do ensino de matemática | 80 | – | 80 |
| Estágio II em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental | – | 150 | 150 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 80 | 200 | 280 | |
| XIII | Fundamentos e metodologias do ensino em Ciências da natureza | 80 | – | 80 |
| Gestão Escolar | 80 | – | 80 | |
| Gestão da Avaliação Externa e Conselhos Escolares | 80 | – | 80 | |
| Subtotal | 240 | – | 240 | |
| XIV | Gestão de processos educacionais não escolares | 80 | – | 80 |
| Gestão de Documentos e Registro Escolar | 80 | – | 80 | |
| Educação popular | 80 | – | 80 | |
| Estágio III em Pedagogia: Espaços Escolares e Não Escolares I | – | 50 | 50 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 240 | 100 | 340 | |
| XV | Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica | 80 | – | 80 |
| Ensino da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação | 80 | – | 80 | |
| Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40 | 40 | 80 | |
| Subtotal | 200 | 40 | 240 | |
| XVI | Literatura infantojuvenil | 80 | – | 80 |
| Segurança, Saúde e Alimentação escolar | 80 | – | 80 | |
| Empreendedorismo | 80 | – | 80 | |
| Estágio IV em Pedagogia: Espaços Escolares e Não Escolares II | – | 50 | 50 | |
| Projeto Integrador e Prática Pedagógica | – | 50 | 50 | |
| Subtotal | 240 | 100 | 340 |
| Total de horas Curso | 2500 |
| Orientação para o TCC | 100 |
| Atividades Complementares | 200 |
| Práticas Curriculares | 400 |
| Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório | 400 |
| Carga Horária Total do Curso | 3.600 |